sábado, 5 de setembro de 2009

05/09>Recebi e-mail da UNE União Nacional dos Estudantes>>

Referente minha postagem de 02/09>ASSESSORES? Somos todos>Lula, Mantega, Lina, Cartaxo, etc, etc..
x.x.x.x.x.x

x.x.x.x.x.x.
Questionamento que recebi deles por e-mail>
Escreveram>
Se era um texto foi tão criativo que é complicado até de compreender.
x.x.x.x.x.x.

x.x.x.x.x.x.
Minha resposta:
Agradeço terem se manifestado, por dar-me oportunidade de “tentar” esclarecer-lhes, e aos outros assessores que também não entendem, como os do Palmeiras, rs.
x.x.x.x.x.x.

x.x.x.x.x.x.
PRIMEIRO>Nos textos que redijo uso muitos pleonasmos [propositalmente] para melhor entendimento de quem os lê, [acredito, rs].

Exemplo 1>
A>Pleonasmo>(Tenho CERTEZA ABSOLUTA que): caso os assessores de menor escalão, não estejam deletando as mensagens que postei, as mesmas estão chegando [quero crer] a quem sabe interpretar textos corretamente.
Esclarecendo:Se uma pessoa tem certeza, ela só pode ser absoluta. Contudo, dessa forma pode ter o efeito de uma hipérbole. Ademais, hoje tende-se a ter reservas com relação ao absoluto, mantendo-se, contudo, as certezas. Entenderam, rs?

Exemplo 2>
B>Pleonasmo>(Fato real): Se é um fato, [positivo ou negativo] ele só pode ser real.

Como esse Fato referente matéria publicada na Revista VEJA, em 29/07/09 por Gustavo Ribeiro>UNE CHAPA-BRANCA.
Que transcrevo parte dela [matéria/fato]>
A entidade que representa os estudantes brasileiros envergonha sua história de lutas com o protesto a favor do governo, pago pelos cofres públicos.

Em Brasília universitários aplaudiram o presidente Lula e criticaram a criação da CPI da Petrobras.

Portando uma faixa, jovens com camisetas vermelhas e bandeiras idem, passavam a seguinte mensagem escrita>
=Por uma Petrobrás [eu postando, sim com acento agudo no á] 100% estatal!
=O Pré-sal é nosso!
=Exigimos do Lula o fim dos leilões do petróleo!
=UNE PRA LUTAR

Reunidos em Brasília na semana passada em congresso para eleger o novo presidente da entidade, os estudantes foram ás ruas.
Combater a corrupção? Não.
Pela preservação da Floresta Amazônica? Nada disso.
A UNE protestou contra a criação da CPI da Petrobras, uma das patrocinadoras do evento.

A antes combatida entidade estudantil inovou em sua servidão ao poder em troca de dinheiro.

Para abrir o congresso a entidade convidou o presidente Lula saudado por cerca de 3000 squadristi brasileiros.
Talvez Brasília só tenha assistidos a tamanho servilismo por parte de estudantes universitários brasileiros quando, no regime militar, foi organizada a Arena Jovem, braço do partido de sustentação ao governo.
A atual geração está jogando na lama a rica história da UNE de enfrentamento com o poder. Não apenas de contestação, mas de produção cultural alternativa de qualidade nos anos 60.
Os estudantes que foram ao congresso ficaram alojados em escolas públicas de Brasília e estes sim, deixaram sua marca de rebeldia, pena que apenas depredando salas, destruindo mesas e abandonando garrafas de bebidas alcoólicas vazias e preservativos usados nas salas.
x.x.x.x.x.x.

x.x.x.x.x.x.
SEGUNDO>Nada mais perigoso principalmente nos jovens que estão chegando agora, é a falta de observação para entender os bons ou os maus exemplos.
E seguir cegamente quem está no poder, em troca de dinheiro. [Toma Lá Dá Cá]
x.x.x.x.x.x.

x.x.x.x.x.x.
TERCEIRO>Agora por que no Brasil, [a maioria] cada vez entende menos um texto escrito?
Preguiça de lê-lo até o final?
Já ter idéia preconcebida, e não interpretar os “FATOS REAIS” narrados no texto.

O motivo principal com certeza é esse:
Não fomos ensinados a OBSERVAR e PENSAR corretamente na escola.
E isso já vem ocorrendo há muito tempo na educação no Brasil.

Agora o problema de ensino da Educação Fundamental começa a ser percebido.
Recentemente numa prova internacional para estudantes, em compreensão de leitura.
O Brasil ficou nos últimos lugares.

Passamos pelo Fundamental/Colegial, cursamos uma Faculdade, nos formamos.
E a maioria das pessoas continua não sabendo interpretar um texto.
x.x.x.x.x.x.

x.x.x.x.x.x.
QUARTO>Nos dias atuais e considerado Analfabeto Funcional no Brasil>
A pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente, frases, sentenças e textos curtos, e os números.
Porém não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas.
Também é definido como Analfabeto Funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos. Embora essa definição não seja muito precisa.
Já que existem Analfabetos Funcionais com nível superior de escolaridade.
O Twitter para essas pessoas [no Brasil] tornou-se a coqueluche do momento.
O texto a ser pensado e digitado é curto 140 caracteres, é o paraíso dos analfabetos funcionais.
Logo, logo, alguém desse time, vai inventar a comunicação por grunhidos no Brasil.
x.x.x.x.x.x.

x.x.x.x.x.x.
QUINTO> Para acabar com o Analfabetismo Funcional, OBSERVAR e PENSAR corretamente deveriam ser ensinados a partir da pré-educação nas escolas.

Wittgenstein foi ao âmago da questão ao dizer que:
“Os limites da minha linguagem são também os limites do meu pensamento”
“Quem não aprendeu a usar palavras não sabe pensar”
A OBSERVAÇÃO É O MAIOR APRENDIZADO QUE PODEMOS TER NA VIDA

Sendo observadores pensantes, poderíamos discernir, no caso de pessoas, os bons e maus direcionamentos, que aprendemos no nosso dia-a-dia.
O efeito seria em cascata, estaríamos moldando através da observação e pensar, o nosso modo de agir nos nossos relacionamentos, para outros observarem, pensarem, passando para outros que passariam para outros, outros, outros...

O aprendizado através da observação, serviria para todos os relacionamentos:
Familiares, amorosos, profissionais, com amigos e estranhos.

E quem sabe, daqui a 30 anos poderíamos viver em PAZ e distribuir AMOR a tudo e todos.

NAMASTÊ e CARPE DIEM!
x.x.x.x.x.x.

x.x.x.x.x.x.
Com cópias a todos citados na postagem anterior sobre o assunto>02/09>ASSESSORES? Somos todos!

Nenhum comentário: