terça-feira, 24 de agosto de 2010

20/08/2010>CORRUPÇÃO NO BRASIL e PARLAMENTARISMO> conheçam antes de votar>>

20/08/2010>CORRUPÇÃO NO BRASIL e PARLAMENTARISMO> conheçam antes de votar>>

Leia o texto abaixo, reflita, e análise a fundo, aqueles em que pretende votar.

Lembre-se [o voto é obrigatório] você tem que votar em>

Presidente
Governador
Senador (em 2)
Deputado Federal
Deputado Estadual

CORRUPÇÃO> É um cancro.
A maioria que obtém o poder político, [é tradição no Brasil] são aliciados por outros que lá estão, ou deixam os assuntos em mãos de aspones, [já corrompidos] e acabam se contaminando e se envolvendo na corrupção.
Essa contaminação acaba sendo absorvida, no dia-a-dia pelas empresas e pessoas fisicas.
O cancro da corrupção, de uma forma ou outra, se espalha e a maioria dos bons acaba sucumbindo, tudo e usado contra eles [familiares já corruptos] os que se dizem amigos do passado, e ele acaba se corrompendo.
Salvo um pequeno numero de politicos honestos, que são excretados e marginalizados, pelos demais e nada podem fazer para mudar isso que está aí.

CORRUPÇÃO> As mais comuns são:

Suborno, Propina, Nepotismo, Extorsão, Tráfico de influência, Utilização de informação governamental privilegiada para fins pessoais ou de pessoas amigas ou parentes.

CORRUPÇÃO> Fatores que a incentivam.
[blue]
1) Grandes investimentos governamentais.
2) Grandes incentivos de crédito subsidiado.
3) Presença de uma consistente cultura de não-prevenção e de não-punição dos agentes de corrupção ativa e passiva.
Essa cultura minimiza a importância dos crimes de corrupção na criação da violência social que permeia a sociedade.
4) Falta de organismos da sociedade civil e de organismos governamentais com membros de ambas os setores que atuem em conjunto para prever e investigar as atividades e promover a punição de agentes de corrupção ativos e passivos.
5) Planos de cargos e salários que, ao empobrecerem os funcionários públicos, selecionam pessoas com propensividade a se tornarem agentes de corrupção passiva.
6) Processos eleitorais desenhados para facilitar a corrupção.
Tais processos levam à criação de campanhas eleitorais excessivamente caras que se transformam em uma justificativa para a busca de financiamento por parte de políticos e empresários interessados em atuação econômica predatória.
7) Ausência de controles específicos que impeçam o suborno (ou o pedido e a dação de propinas) implícito nas chamadas "doações de campanha".

CORRUPÇÃO>Como ela se auto protege>

Atualmente a corrupção faz sua auto-proteção principalmente através da justiça pública.
Ela utiliza-se dos processos de calúnia, difamação e injúria contra um possível opositor ou divulgador.
Não suportando a verdade dos fatos, usa todos os meios jurídicos para auto-defesa e proteção para continuação da malversasão dos recursos públicos.
Quando os divulgadores não são as vítimas, é a IMPRENSA a outra vítima preferida da corrupção, que teme a divulgação de seus atos violadores da boa administração publica, sejam em prefeituras, órgãos publicos, entidades filantrópicas ou governos de estado.
Não tem vergonha e perderam o respeito pelos cidadões, aplicando o Toma Lá Dá Cá, descaradamente.
Protegendo familiares e bons e velhos amigos [deles, rs] do tempo da escola, guerrilha, sindicatos.

CORRUPÇÃO>As mais famosas.
Confisco no Plano Collor
Escândalo do mensalão
Operação Satiagraha


PARLAMENTARISMO, o que é>

O sistema parlamentarista ou parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar.
Este apoio costuma ser expresso por meio de um voto de confiança.
Não há, neste sistema de governo, uma separação nítida entre os poderes Executivo e Legislativo, ao contrário do que ocorre no presidencialismo.
Poder executivo é o poder do Estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais.
O executivo pode assumir diferentes faces, conforme o local em que esteja instalado.
No presidencialismo, o líder do poder executivo, denominado Presidente, é escolhido pelo povo, para mandatos regulares, acumulando a função de chefe de estado e chefe de governo.
Já no sistema parlamentarista, o executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar.
Este apoio costuma ser expresso por meio de um voto de confiança.
Não há, neste sistema de governo, uma separação nítida entre os poderes executivo e legislativo, ao contrário do que ocorre no presidencialismo.

Parlamentarismo é bom?
Talvez pudésse ser implantado e testado no Brasil, pior do que está a politica não deve ficar, rs.
Uma certeza porém fica, teremos menos politicos picaretas a mamar nas tetas do dinheiro que jorra dos impostos abusivos que pagamos, rs.

Namastê!
Milton Santos

Nenhum comentário: