segunda-feira, 18 de agosto de 2008

15/08/69>MOVIMENTO HIPPIE FESTIVAL WOODSTOCK



Como estamos comemorando o aniversário do festival de Woodstock.
E bom conhecer a ideologia hippie.


O movimento e cultura hippie nasceu e teve o seu maior desenvolvimento nos EUA.


Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que recusava as injustiças e desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial.


Desconfiava do poder econômico militar e defendia os VALORES DA NATUREZA.


Na sua expressão mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e rumavam para as cidades, principalmente S. Francisco, para aí viver em comunidade com outros hippies.
Noutros casos estabeleceram-se em comunidades rurais.


Os valores principais defendidos era a PAZ e o AMOR.


Opunham-se a todas as guerras, incluindo a que o seu próprio país travava no Vietnam.


Defendiam o AMOR LIVRE, quer no sentido de AMAR O PRÓXIMO, quer no de praticar uma atividade sexual bastante libertária.


Podia-se partilhar tudo, desde a comida aos companheiros. A palavra de ordem que melhor resume este sentimento foi à famosa Make Love Not War.


Os hippies apreciavam a FILOSOFIA ORIENTAL, o que significava alguns aspectos da FILOSOFIA HINDU misturada com doutrina da NÃO VIOLÊNCIA de Gandi.


Estabeleceu-se um estilo hippie, com roupas coloridas, túnicas, sandálias, cabelos compridos em ambos os sexos.


A flor foi um dos seus símbolos e chegou a usar-se a expressão FLOWER POWER como designação do movimento.


Uma das canções-hino do movimento, São Francisco, aconselhava aqueles que rumavam à cidade dos hippies: Be sure to wear some flowers in your hair (não te esqueças de usar algumas flores no teu cabelo).



O SIMBOLO DA PAZ (com origem na Inglaterra, nos anos 50, no seio do movimento para o desarmamento) tornou-se igualmente no símbolo hippie.


Outro aspecto valorizado era o uso de drogas, o que foi facilitado pelo surgimento de drogas químicas, tais como o LSD, que no início não foi considerado perigoso nem de uso interdito.


Os hippies alegavam que as drogas ajudavam a ABRIR A MENTE.


A música pop, com as suas baladas melodiosas, e a música rock com os seus ritmos frenéticos, constituíram um meio poderoso para expressão da filosofia hippie.


Escrita sob o efeito de drogas, e ouvida nas mesmas circunstâncias, julgava-se que a MÚSICA TINHA UM EFEITO LIBERTADOR DA MENTE.

O adjetivo "psicodélico" foi utilizado para a caracterizar.


Também houve um design "psicodélico", de cartazes coloridos, com letras fluidas e deformadas que pareciam reproduzir a deformação e alongamento de imagens que ocorre sob o efeito de certas drogas. Com o mesmo objetivo eram usados desenhos caleidoscópios.


Timothy Leary, um professor universitário que advogava (e praticava) o uso de drogas alucinogénicas como forma de Libertar a mente, tornou-se principal guia espiritual do movimento hippie; criou o slogan Turn On, Tune In, Drop Out, que resumia os principais aspectos da contracultura dos hippies:


-"Turn on" (literalmente "ligar", como em "ligar a luz") significava, na linguagem hippie, "tomar drogas", "ligando a mente" a uma dimensão de maior liberdade.


-"Tune in" (literalmente "sintonizar") tinha o significado de aderir ao estilo e filosofia de vida hippie.


-"Drop out" (literalmente sair, abandonar) significava abandonar o estilo de vida tradicional, sair do seio familiar, abandonar as expectativas de uma carreira profissional estável e emprego rotineiro; significava também a recusa de participação na guerra do Vietnam (ou qualquer outra).


Depois de alguns anos, a maioria traiu o movimento, passando para o lado da burguesia.


Outros tocaram suas vidas, mas na pratica até hoje procuram aplicar os valores principais aprendidos de acordo com a ideologia de vida hippie, que são:


Defender os valores da natureza.
Paz e Amor
Amar ao próximo
Ter sempre a mente aberta
Não a violência


Ouvir música que curte que funciona como uma droga aumentado as endorfinas no cérebro, e que não é necessário droga sintética para esse fim, bem como continuar a ser adepto da filosofia Oriental.E um som para os traidores, rs
Cazuza - Ideologia


Paz, Amor e Rock And Roll

Um comentário:

Bianca disse...

Curti esse negócio q tu escreveu!!! LUZ